As entidades representativas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ADUSC, AFUSC e DCE Livre Carlos Marighella, vêm a público prestar solidariedade à estudante Stefani Firmo, de 23 anos, vítima de um ataque covarde enquanto dormia durante uma viagem de ônibus.

Discente do 10º semestre do curso de Enfermagem da UESC e residente de Itabuna-BA, Stefani viajava de Recife-PE para Salvador-BA, no ônibus da empresa Viação Guanabara. A jovem teve seu rosto cortado na madrugada do dia 29 de novembro, quando o coletivo passava pelo município de Conde, litoral norte da Bahia.

A principal suspeita é uma mulher que estava em um banco próximo à Stefani e que portava uma faca de churrasco. Imagens da câmera de segurança do veículo divulgadas nesta terça-feira (06) mostram o momento do ataque.

Ao se dirigir à delegacia, a polícia colheu depoimentos dos passageiros e liberou a mulher que portava a faca, alegando falta de provas suficientes. Levada ao hospital, Stefani precisou de 18 pontos no local do corte.

O caso exibe a vulnerabilidade e a falta de segurança às quais as mulheres estão expostas em ambientes públicos, tais como transporte coletivo. Por medo, situações como essa fazem com que as mulheres não possam usufruir minimamente do seu direito de ir e vir.

Por meio desta nota, as entidades representativas dos(as) docentes, discentes e técnicos(as) administrativos(as) da UESC cobram publicamente à Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia e demais autoridades competentes pela rápida apuração do caso e responsabilização do(a) agressor(a).

Ilhéus-BA, 06 de Dezembro de 2022

Associação de Docentes da UESC – ADUSC
Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos da UESC – AFUSC
Diretório Central de Estudantes Livre Carlos Marighella – DCE