O Fórum das Associações das e dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, Fórum das ADs, vem a público manifestar seu veemente repúdio ao incêndio cometido contra a estátua dedicada à falecida Yalorixá do Terreiro Ilê Axé Opo Afonjá, Mãe Stela de Oxóssi.

Na madrugada do dia 4 de dezembro, o monumento dedicado à Mãe Stela de Oxóssi foi incendiado na Avenida Mãe Stela de Oxóssi, em Salvador. Não é a primeira vez que o monumento é alvo de ataques. Também, ao longo de 2022, vários casos de violência contra pessoas, objetos e templos sagrados das religiões de matrizes africanas aconteceram na Bahia e no Brasil. Todos esses ataques e violações são manifestações de racismo religioso e intolerância religiosa e merecem toda nossa indignação e repúdio.

A Constituição Federal em seu Art. 5º, VI, garante a liberdade de consciência e de crença, o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e a suas liturgias como direitos invioláveis. Portanto, tal ação representa uma ato criminoso que precisa ser investigado e ter seus executores punidos.

Manifestamos nossa solidariedade à comunidade do Ilê Axé Oponjá Afonjá, terreiro situado em São Gonçalo do Retiro, Salvador, e a todas e todos seguidores das religiões de matrizes africanas pelo ocorrido. Exigimos, da prefeitura da cidade do Salvador e demais autoridades, investigação e punição aos envolvidos.

Racistas, fascistas, não passarão!

Via: