A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC vem a público prestar solidariedade às companheiras e aos companheiros da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pelos recentes ataques fascistas ocorridos na instituição.

O mais recente, nessa segunda-feira (17), colocou em risco a integridade física do Reitor Evandro do Nascimento e de funcionários(as) do gabinete, quando dois homens invadiram a reitoria e questionaram de forma abrupta a presença da faixa da ADUFS com a frase “Fora Bolsonaro”, colocada no pórtico da universidade.

De acordo com o próprio Reitor, os homens faziam filmagens sem autorização e estavam acompanhados de outros dois homens do lado de fora da reitoria. Ao fim da discussão, os quatro indivíduos retiraram duas das três faixas que estavam na entrada do campus.

Na semana anterior, um grupo armado, segundo informações dos vigilantes da UEFS, puxou e rasgou a faixa da ADUFS, na tentativa de retirá-la. A Seção Sindical havia alertado que um vídeo gravado em frente à universidade circulou em grupos de direita de Feira de Santana com uma série de inverdades sobre o sindicato.

Os ataques e ameaças demonstram a postura antidemocrática e fascista da extrema direita. Mais uma vez usam da violência e da intimidação para cercear a livre expressão do pensamento e o direito à manifestação.

Por isso e por todo desmonte promovido na educação pública, nos serviços públicos e na ciência e tecnologia, a Diretoria da ADUSC reforça o chamado à tarefa de derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas. Fascistas não passarão!

Ilhéus-BA, 18 de outubro de 2022

Diretoria da ADUSC