A Associação de Docentes da UESC gostaria de relembrar que as atividades presenciais de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz estão suspensas, assim como outros diversos serviços acadêmicos e administrativos. A determinação foi publicada na Resolução 05/2020 do Conselho Universitário (CONSU), com prazo de 30 dias, mas que pode ser prorrogado. A resolução também admite alteração do calendário acadêmico 2020.1, que deverá ser aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), “tão logo se apresentem condições suficientes de normalidade”.
Diante dessas determinações, fica evidente que o semestre 2020.1 não foi iniciado, logo qualquer atividade nas disciplinas de graduação não tem validade institucional. A realização de ensino à distância, por exemplo, não tem amparo legal da universidade, e nem poderia ser determinada por resolução. Para implantar o modelo EAD na UESC, são necessárias alterações de PPC, normativas do Conselho Estadual de Educação e outros processos mais complexos.
Ainda assim, a ADUSC defende uma posição contrária ao formato de educação à distância, pois: choca-se com a qualidade de ensino defendida pela associação; é excludente por ignorar as dificuldades de grande parcela da população que não tem acesso a redes estáveis de internet; fere a luta por condições dignas de trabalho; e abre espaço para os avanços da mercantilização da educação pública.
Neste momento de pandemia, é preciso tomar cuidado não só com a saúde, mas também com as decisões que podem afetar o futuro das universidades públicas. #Fiqueemcasa #DefendaaUniversidadePública