Neste domingo, dia 19 de setembro, o Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire completaria 100 anos. Falecido em 1997, o educador e filósofo pernambucano está na história como um dos pensadores mais influentes do mundo.

Em vida, Paulo Freire colocou em prática a sua crença por uma educação crítica, livre e em contraposição ao modelo tecnicista e “bancário”. Para Freire, ver o estudante como uma “conta vazia a ser preenchida” era uma tentativa de controlar e limitar o pensamento.

Na sua trajetória, atuou em defesa da educação popular, das lutas sociais, por uma sociedade menos autoritária, discriminatória e desigual. Perseguido pela Ditadura Militar de 1964, foi obrigado a se exilar e só retornou ao Brasil em 1980.

Freire tinha amor pelo ato de educar e afirmava com toda certeza que a educação é transformadora. Até hoje, suas contribuições mobilizam milhares de educadores/as e seguem incomodando as autoridades conservadoras.

Nesta data, a Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC expressa sua admiração e respeito à memória do educador Paulo Freire.