O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia lançou neste mês de agosto a campanha “Professoras e Professores na Linha de Frente”. A iniciativa conta com diversos materiais nas ruas e nas redes, que tem como ponto principal o reconhecimento e a defesa do trabalho docente enquanto uma ferramenta social.

A proposta ressalta o papel da educação, da ciência e do desenvolvimento durante a maior crise humanitária, a pandemia da Covid-19, e como cada professora e professor luta diariamente pelo avanço da nossa sociedade.

“O mundo parou, mas a educação não. Nesse momento, centenas de professores trabalham em regime remoto fazendo com que as universidades funcionem. Produzem pesquisa e extensão. Ensinam através de vídeos, aulas online e redes sociais. Revisam técnicas pedagógicas que desafiam a falta de tecnologia. Precisam redobrar a atenção no acompanhamento dos alunos, através de apoio educativo e emocional. E ainda fazem tudo isso convivendo com condições de trabalho que tornaram a jornada do ensino mais cheio de obstáculos”, destaca um trecho da apresentação da campanha.

Durante a ação, serão divulgados diversos projetos de iniciativa de docentes das universidades estaduais da Bahia, como pontua outro trecho:

“A proposta é ser uma ponte entre as universidades estaduais e a sociedade baiana. O que os (as) professores (as) das Universidades Estaduais da Bahia estão produzindo para ajudar no combate ao coronavírus? Como é a realidade de quem está na linha de frente da educação? Como as universidades estão funcionando e quais são os seus desafios?”.

A ADUSC é uma das associações que participam da campanha e convida a categoria a conhecer mais sobre esse projeto e também a compartilhar os nossos materiais.

Acesse aqui o site da campanha.

Assista o vídeo manifesto de lançamento: