O professor Luiz Blume, 3º Secretário do ANDES-SN, participou do IV Encontro Internacional da Rede Sindical de Solidariedade e Luta, em Dijon, na França. Realizado entre os dias 21 e 24 de abril, o evento reuniu 164 representantes de 39 organizações da América Latina, África e Europa, que puderam compartilhar experiências e debater sobre os próximos passos da luta sindical no mundo.

Membro do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da UESC e filiado à ADUSC, o docente Blume marcou presença no encontro junto à delegação da CSP-Conlutas, ao lado da Secretária Geral do ANDES-SN, Regina Ávila (UFSC).

“Diante do triste cenário de violência no mundo, debatemos muito a guerra da Ucrânia. Através de um manifesto, condenamos a invasão do exército russo, a resposta armada da OTAN e todas as guerras imperialistas, além de declarar apoio e solidariedade à resistência ucraniana, prezando pela autodeterminação dos povos e por uma saída de paz”, disse o professor Blume.

Após o encontro, uma delegação viajou até à Ucrânia para prestar solidariedade e levar mantimentos, água e remédios. Confira um relato do comboio aqui.

O docente também ressaltou outros debates de imensa relevância:

“Com a presença da indígena Raquel Tremembé, do Maranhão, debatemos sobre o meio ambiente, os ataques aos povos tradicionais e às florestas. Sobre educação, compartilhamos experiências e percebemos como vivemos realidades parecidas, em que governos tentam deslegitimar sindicatos autônomos e combativos”, destaca.

Como representação local, Blume fala da importância do Brasil no encontro:

“A delegação da CSP-Conlutas foi a segunda maior do evento, composta por educadores, petroleiros, bancários, metalúrgicos e outras categorias. Isso mostra o caráter internacionalista da nossa luta e como é importante a articulação com outras entidades classistas, independentes e autônomas”.

O próximo encontro da Rede Sindical de Solidariedade e Luta será realizado em 2024, no Brasil:

“Daqui a dois anos teremos a oportunidade de ter mais membros da ADUSC participando desse encontro e levando a luta local ao debate internacional. É como a gente fala, agimos localmente, mas pensamos globalmente”, conclui o professor Luiz Blume.

No encontro, o ANDES-SN apresentou um documento sobre resistência e luta na educação superior (leia aqui).