Foto: Ascom Adusc

A Assembleia Ordinária da Adusc de hoje, 24, teve como foco principal a avaliação e posicionamento da entidade frente a duas questões: a proposta do Governo do Estado sobre a concessão de Dedicação Exclusiva; e a Greve Nacional da Educação nos próximos dias 02 e 03 de outubro.

Acerca da proposta feita pelo governo na Mesa de Negociação, uma das conquistas da Greve, a decisão dos docentes foi por rejeitá-la por completo, uma vez que as condições impostas para que haja um acordo entre as partes representam desvantagens significativas para a categoria. Além de exigir que os professores em regime de Dedicação Exclusiva (DE) assumam o compromisso de uma carga horária semanal mínima de 12h em sala de aula, o governo também impõe uma barreira de tempo de serviço vinculada ao direito à aposentadoria. Ou seja, aqueles(as) docentes que o tempo restante para a aposentadoria seja menor ou igual a dez anos, não teriam direito a incorporação de vantagem financeira aos seus proventos.

Não havendo outra proposta que satisfaça o Movimento Docente a não ser o respeito incondicional ao Estatuto do Magistério Superior por parte do Governo, a escolha é pela judicialização para garantir esse direito.

Sobre a Greve Nacional da Educação, os docentes votaram pela adesão à paralisação no dia 02 de outubro, quarta, e na quinta-feira, 03, tanto durante o dia quanto à noite, realizar atividades que mobilizem toda a comunidade acadêmia em articulação com a Feira das Profissões, evento que apresenta a Uesc para estudantes do ensino médio das redondezas e que já estava programado antes do indicativo de greve por parte da diretoria nacional.

As decisões assumidas na Assembleia da Adusc (Associação de Docentes da Uesc) serão levadas à próxima reunião do Fórum das Associações Docentes (Fórum das AD’s).