Na próxima segunda-feira (23), o Conselho Universitário da UESC – CONSU se reunirá para entregar o título de Doutor Honoris Causa a José Virgílio dos Santos, conhecido como Mestre Virgílio. A solenidade está marcada para às 14h, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, com público limitado a cem pessoas.

O título foi proposto pela professora Camila Righetto Cassano, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), com parecer do professor Sanqueilo de Lima Santos, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Em reunião virtual no dia 4 de agosto, o CONSU aprovou a concessão da honraria por unanimidade.

“Virgílio figura entre os mestres de Capoeira Angola mais antigos permanecendo em atividade e é único por sua história desvinculada da região de Salvador e Recôncavo. A trajetória de vida e resistência, suas produções artísticas, o apoio e incentivo a grupos de capoeira e a manutenção da tradição da Capoeira Angola em sua linhagem demonstram o saber e o fazer de Mestre Virgílio em prol da cultura afro-brasileira, tendo a cidade de Ilhéus como ponto de origem”, destaca o professor Sanqueilo.

Para a professora Camila Cassano, “esse título é o reconhecimento dos valores da cultura afro-brasileira e, em especial, o valor cultural da Capoeira. É o reconhecimento a uma pessoa que fez da sua vida um grande terreiro, onde pôde passar a todos, sem distinção, os seus conhecimentos”.

Vice-presidente da ADUSC, a professora Eliana Albuquerque ressalta a importância desse reconhecimento, sobretudo pelo papel de resistência que a capoeira carrega:

“O título concedido ao Mestre Virgílio é mais do que justo. Na sua vida dedicada à capoeira, ele traz vários valores que devemos aplaudir: a garra da população negra na defesa da sua cultura e história; a capacidade de resistência do mestre de capoeira em várias fases – inclusive quando a capoeira era reprimida como crime; o compromisso com a população e a cultura da região, fatores que o fizeram permanecer aqui, mesmo quando lhe faltava apoio oficial. Isso merece o reconhecimento da UESC que, ao outorgar esse título, reafirma sua vocação para se tornar uma universidade mais popular e agregadora, com os olhos no mundo, mas os pés nesse chão onde se situa”, disse.