Na manhã desta segunda-feira (06), a ADUSC participou da Aula Magna do semestre 2023.1 da UESC, ministrada pela Secretária de Educação do Estado da Bahia, professora doutora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. Após o evento, o sindicato entregou a pauta de reivindicações do movimento docente à secretária, que se comprometeu a contribuir com a abertura do diálogo entre categoria e governo.

Na aula inaugural, também esteve presente o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia Davidson Magalhães, além de diversas lideranças regionais e representantes da Universidade, como o Reitor Alessandro Fernandes, o vice-reitor Maurício Moreau, a Coordenadora Geral do DCE Livre Carlos Marighella Camila Silveira e a presidenta do Sindicato dos Técnicos Administrativos (AFUSC) Marciene Lima. Representando a ADUSC, compôs a mesa a vice-presidenta Nane Albuquerque.

Após a aula, a Reitoria deu seguimento à agenda de atividades da UESC previstas para esta segunda-feira, com as inaugurações da fábrica de chocolate Chocosul, do Observatório Social, nos laboratórios do Centro de Inovação do Cacau (CIC), da nova quadra poliesportiva e a revitalização do Parque Desportivo.

Já no início da tarde, diretorias da ADUSC e AFUSC se reuniram com a Secretária Adélia Pinheiro, em companhia do reitor e vice-reitor da UESC. Na oportunidade, a pedido do Fórum das ADs, o sindicato docente apresentou a pauta do movimento, já protocolada nos órgãos governamentais. Ponto primordial na reivindicação, a categoria solicitou apoio da secretária para abrir os canais de comunicação com o governo de Jerônimo Rodrigues.

“O que a gente precisa é sentar com o atual governo e negociar. Na gestão de Rui Costa, inúmeras tentativas de diálogo foram ignoradas, o que travou o avanço de uma série de demandas referentes à nossa categoria e às universidades estaduais”, ressaltou a professora Nane Albuquerque.

Por sua vez, Adélia afirmou que a SEC vai receber as ADs e se comprometeu, ainda, em levar as pautas do movimento docente às outras secretarias.

Fotos: Júlia Barreto / Ascom Uesc