Com o estado de greve atualmente aprovado pelas assembleias docentes, o Fórum das ADs reuniu-se em nesta sexta-feira (29) para discutir a deflagração da greve nas Universidades Estaduais da Bahia – Ueba. Diante do silêncio do governo, mesmo durante o Estado de Greve, o indicativo do Fórum é que a deflagração do movimento paredista seja pautado em caráter de urgência pela categoria. O encaminhamento do Fórum é que os (as) professores (as) deliberem sobre a deflagração da greve nas assembleias docentes que ocorrerão no próximo dia 4 de Abril (quinta-feira) a partir das 14h. As assembleias acontecerão simultaneamente nas quatro universidades. Com a deflagração da greve, o prazo jurídico para a paralisação completa das atividades acadêmicas é a partir das 72h após a aprovação em assembleia.

Três anos de silêncio
Na oportunidade, as direções das ADs fizeram uma avaliação sobre o Estado de Greve. De acordo com as diretorias, a indignação dos (as) professores (as) hoje é uma realidade comum na Uefs, Uneb, Uesb e Uesc. Os principais pontos de insatisfação são os ataques ao Estatuto do Magistério Superior, arrocho salarial, restrição aos direitos trabalhistas e contingenciamentos orçamentários das universidades.Confira os 10 principais motivos comuns entre as universidades que justificam a greve.
“A nossa categoria está bastante indignada com a forma como o governador Rui Costa trata os docentes e as Universidades Estaduais. É um completo descaso e falta de respeito. Estamos há três anos tentando negociar com o governo. Infelizmente, a resposta que ele nos dá sãos mais ataques e retirada de direitos. Com todas as nossas tentativas de diálogo se esgotando, a única alternativa que o governo nos dá é a greve. O movimento docente honrará a sua tradição combativa e não recuará em na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou Sérgio Barroso pela coordenação do Fórum das ADs.

Tentativas de diálogo
Reforçando, mais uma vez, a abertura para diálogo, o Fórum segue tentando insistentemente um retorno do líder da bancada governista (Rosemberg Pinto) para uma reunião. No último dia 14 de março, o movimento docente reuniu-se com o deputado petista, que se comprometeu em realizar uma nova reunião com os (as) professores (as). Até então não houve retorno do deputado para o agendamento de uma reunião com as Associações Docentes (leia mais).Atualmente, o Fórum das ADs também tenta agendar uma reunião com o Fórum de Reitores. A última reunião entre as representações docentes e os reitores ocorreu há seis meses (leia mais).Mesmo tentando marcar o diálogo reiteradas vezes com os gestores, ainda não houve disponibilidadepor parte das administrações. Na opinião dos (as) professores (as), é necessário que as reitorias se posicionem urgentemente sobre a grave situação das Ueba.
Uma nova reunião do Fórum das ADs foi marcada para a próxima sexta-feira (5), a partir das 9h, em Salvador na Aduneb. No período da tarde, o Fórum realizará uma atividade no Centro Administrativo da Bahia para protocolar novos documentos nas instâncias governamentais.

Confira na íntegra a pauta de reivindicações 2019 dos docentes.